La Rioja, La Rioja, Argentina
Artista plastico, tatuador e estudante de medicina

terça-feira, 24 de maio de 2011

Reconhecimento do titulo de 2o grau

Bem caros amigos, como vão voces?
Mais uma noticia para aqueles que pretendem vir estudar medicina aqui na Argentina, e dessa vez, para os que ja estão estudando aqui tambem!!
Não sei se voces sabem, mas, legalizar e traduzir documentos, esse serviço que os assessores fazem, nao basta...
Mas como!!!???
Esses documentos sao apenas para voce fazer a matricula...
Depois, para te entregarem o titulo de medico, voce tem que ter o titulo do segundo grau reconhecido pelo Ministerio da Educaçao Argentino.
Esse processo se chama Covalidação.
O Brasil tem convenio com a Argentina nesse sentido tornando mais facil os tramites.
PORÉM esses tramites são feitos unicamente em Buenos Aires, demoram mais ou menos uma semana e SÃO GRATUITOS!!!!
Já pensou nisso? Voce ta pagando ou pagou uma assessoria e eles nao fizeram o serviço completo...me parece mais do que justo pelo valor que cobram que fisessem esse serviço tambem.
O tramite, graças ao convenio Brasil Argentina ficou facil, o problema que envolve ou 2 viagens a Buenos Aires ou uma semana de estadia na cidade. Esse tramite tambem pode ser feito por outra pessoa maior de 21 anos com procuraçao simples.
Caramba! Mas o que vou precisar??
Simples, anota ai:
Seu certificado de conclusao do segundo grau deve ser validado no MEC ( Brasil) e no ministerio das Relaçoes Exteriores. ( Graças ao convenio, nao precisa traduzir certificado brasileiro)
Documento de identidade com que ingressou ao pais ( identidade, passaporte com selo vigente) se ja passou o praso de visto de turista tem que ser a declaraçao de tramites da imigraçao ou DNI.


Aqui ta o link para o ministerio da educaçao argentino

http://www.me.gov.ar/validez/conv_cconv.html

Para os que ja estao estudando aqui, penso em organizar uma "caravana de convalidaçao" aos que ainda nao vieram, mais um papel para arrumar...mas este tem um prazo maior, nao precisa ser pra matricula, mas antes de se formar, voce vai ter que fazer isso.
Aos que pretendem pagar assessoria, nada mais justo que cobrar isso do assessor, porque com 3 mil reais ele pode fazer isso tranquilamente...ja que os custos de legalizaçao no Brasil são gratis, e a traduçao nao sai mais de 100 reais...
Esse é um link para uma cartilha explicativa do Ministerio de Educacion Argentino
http://www.me.gov.ar/validez/documentos/tablas.pdf

Aqui o endereço de contato:

Montevideo 950 C.P. 1019
Fax: (011) 4129-1319
Consultas: 0800 222 8683