La Rioja, La Rioja, Argentina
Artista plastico, tatuador e estudante de medicina

domingo, 12 de junho de 2011

Reportagem do Fantastico

Vou comentar aqui a reportagem de semana passada do fantastico, sobre estudar medicina fora do pais.
Basicamente a reportagen nao deveria ter esse nome, ja que o foco foi uma unica universidade na Bolivia (segundo me parece, a menor de la..).

Me pareceu um pouco tendenciosa a materia, e me preocupa o tipo de preconceito que possa gerar. A materia nao reflete a condiçao geral da pesssoa que busca estudar fora do pais. Pior ainda porque atrelou ao fato de um grande indice de reprovaçao na prova de revalidaçao.
Me desculpe fantastico, mas essa realidade que mostraram na reportagem nao reflete a real do estudante. Nao pelo menos na Argentina.
Nao quero dizer com isso que nao se passa dificuldades aqui, que nao falta dinheiro, condiçoes e que nao sentimos falta da familia. Temos uma realidade diferente desses amigos que estudam na Bolivia.
Temos uma otima universidade aqui, com bons professores, boa infra estrutura e tudo mais. Eu estudo na Barcelo e estou super satisfeito, e é uma grande universidade com 3 sedes na Argentina.
Outra, ate agora, nao sei de nenhum caso de reprovaçao na revalidaçao de algum aluno da Barcelo. Sem contar a Universidade Favarollo, Catolica, Hospital Italiano e as federais de cada estado que sao excelentes tambem.
Mas, antevejo uma nova dificuldade: o preconceito que um tipo de materia dessa pode gerar no meu pais contra minha pessoa.
Sinto muito, mas o Fantastico tinha que pesquisar mais, antes de mandar ao ar uma materia como essa... Ou quem sabe fazer uma materia sobre a industria que explora as "assessorias", que cada vez sao em maior numero e cobram para fazer o que é de graça.
Ou quem sabe mostrar a realidade do estado que eu vivo e as dificuldades de quase 500 brasileiros que vivem em um estado que nao tem consulado, por exemplo.
Eu acompanhei algumas reaçoes por aqui, e o povo nao gostou muito da generalizaçao. Parece que a produçao do programa tinha que investigar melhor o que acontece..



Caso algum leitor se interesse em ajudar com a manutençao e pesquisa diaria desse blog pode fazer uma doaçao, de qualquer valor, clicando no botao abaixo!