La Rioja, La Rioja, Argentina
Artista plastico, tatuador e estudante de medicina

sábado, 26 de março de 2011

Custo de vida e habitos alimentares


Hoje vamos rever alguns temas abordados nas postagens anteriores. Vou falar de mudanças climáticas, custo de vida (aluguel, transporte, comida...) e quem sabe algumas coisinhas mais.
Lembram como tudo começou? La Rioja, céu ou inferno? Quando cheguei aqui em setembro de 2009, encontrei uma cidade muito quente, com temperaturas que alcançaram os 52º, umidade do ar em torno de 30% e uma paisagem desértica emoldurada por montanhas que estão ao fundo da cidade. No dia dessa temperatura maluca, me lembro de ter que cobrir o rosto com o caderno dentro do ônibus, porque o vento quente queimava os olhos...
Tudo muda... No inverno de 2010, neve, muito frio e, logo depois, um verão já mais ameno e com bastantes chuvas. Como tem persistido por esse ano. Diga se de passagem que bastante chuva para os padrões locais, já que a media anual de chuvas era algo em torno de 180 mm anuais. Pois é, já choveu bem mais que isso essa ano. A paisagem desértica a que me refiro, mudou pra um verde que se espalha por todo lado que você olha. Temperaturas amenas, umidade do ar já em torno de 40%. Antes, ar condicionado era quase necessidade básica de vida, hoje, meu ventilador de teto é mais que suficiente.
Acredito que muitas dessas mudanças se devam ao aumento de arvores plantadas na cidade nos últimos anos e, principalmente aos Olivares que abundam por todo lado. Sem esquecer que o planeta todo também esta tendo mudanças significativas em seu clima a cada ano.
Por sinal, aqueles que leiam esse post hoje, não se esqueçam da hora do planeta. Hoje, 26 de março, as 20h30min  se desligam todas luzes, eletrodomésticos, TV ,tudo... Ate as 21hs30min.

Custos de vida
Um tema que nos aflige diariamente... vale lembrar que a argentina é um pais com altas taxas de juros e inflação. Ainda que nossa moeda nos favoreça, os preços aqui continuam subindo...
Primeiro, vamos falar de alugueis:
Quando cheguei aqui, a primeira casa que aluguei (simples, tinha um quarto grande, banheiro e cozinha), custavam 450 pesos, mais as contas de água e luz. Num bairro mais ou menos perto do centro, mas ainda assim, um bairro familiar. Hoje essa mesma casa custa 600 pesos por mês. No centro existem apartamentos bonitos, com gás natural, alguma estrutura e não saem por menos de 1200 pesos (com um ou dois quartos). Lógico, se procurar bem encontra algo mais barato, mas digamos que a media para morar sozinho hoje, em um lugar decente seria algo em torno de 1000 pesos, fora as contas, alimentação e transporte. Alguns serviços de assessoramento universitário dizem que com 450 pesos você aluga algo aqui... Com esse valor, só se estiver dividindo com outras duas pessoas. Lembrando ainda que a maioria dos locatários vai te pedir um deposito de 3x o valor do aluguel. È comum que as casas aqui venham com aquecedor de água, a gás ou elétrico, dependendo do bairro, fogão e pia na cozinha. O aquecedor é porque não tem chuveiro elétrico por aqui.

Alimentação:
A Argentina sempre foi famosa pela sua carne, os cortes, o sabor... Realmente se encontram carnes deliciosas, mas o preço sobe todos os dias... Hoje a carne de primeira (cortes equivalentes à alcatra, contra file, lagarto...) variam em torno de 40 pesos.
Quando cheguei aqui, a primeira compra de mercado eu fiz com 300 pesos, enchi de coisas o carrinho do mercado. Hoje pra fazer o mesmo, gasto pelo menos 600 pesos.
Vale lembrar ainda que os hábitos alimentares locais são diferentes dos nossos. Nos “assados” que seriam nossos churrascos, se incluem aqui a Mojeha (glândula parótida da vaca), chinchulim (intestino), morcilla (nosso chouriço), por exemplo. Outro prato muito apreciado na região onde vivo é a cabeça guateada. Cabeça de vaca assada num buraco.
Lógico que tem arroz, algumas variedades de feijão, verduras, legumes e tudo mais, só cito alguns exemplos da culinária local para que conheçam.
Para concluir, como sempre, volto a pedir que antes de me escreverem pedindo informações de tramites, leiam, releiam e leiam mais uma vez as postagens mais antigas.
Às vezes me perguntam coisas que estão muito bem descritas em outros tópicos. Às vezes pode ser que demore um pouco a responder, estudar medicina toma bastante tempo, mas na medida do possível vou tentar responder a todos.
Mais uma vez queria ressaltar que a iniciativa de escrever esse blog não e uma batalha contra as empresas de assessoramento universitário.
Mas é uma oportunidade para que você possa economizar um bom dinheiro fazendo os tramites de documentos por sua própria conta, por que afinal, a medicina é para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário