La Rioja, La Rioja, Argentina
Artista plastico, tatuador e estudante de medicina

domingo, 3 de abril de 2011

Convivencia social

   Essa semana vou falar do meu dia a dia e de alguns (mas sem citar nomes), com o enfoque em relações sociais. È sempre um tema complexo, e vou procurar tratar de uma forma geral, desprovida de opiniões pessoais ou criticas. O objetivo desse post não é criar polemica, mas alertar ao leitor um fator mais que estará sujeito ao decidir viver longe de sua cidade, familia e amigos.
   Vamos começar com moradia. Uma boa opção aqui é dividir aluguel com outros, assim, você pode alugar uma boa casa, com muito espaço e com um custo menor que viver só em um apartamento.
Bem, geralmente (ao menos que se forme um grupo e venham estudar juntos), você vai dividir com pessoas que recem esta conhecendo. Mas, as vezes vivemos anos com uma pessoa sem a conhecer direito. Os árabes dizem que pra se conhecer bem uma pessoa e necessário comer um saco (60kg) de sal com ela.
   - De uma só vez??? - vai me perguntar algum tonto...óbvio que não. Quantos anos usando sal na comida levam para consumir 60 kg? Um monte, ne? A isso que me refiro.
Tente então escolher as pessoas por aspectos antropologicos semelhantes aos seus: religião, cultura, gosto musical, gosto pelos estudos...Pontos em comum ajudam muito a convivência.
Imagina por junto em uma casa um roqueiro satanista, uma pessoa religiosa e tranquila, outra com mania de limpeza e um porção... Nem no BBB daria tanta confusão.
   Eu vejo a convivência parecida com o casamento: Você tem que deixar de fazer algumas coisas que gosta e fazer outras que não gosta.
Regras, sobretudo no que toca a limpeza, horários e tarefas diárias são um bom começo para uma convivência saudável e sem stress. Se esta tudo combinado primeiro, não tem como dizer que não sabia, né? Alias, a comunicação é essencial (digo por experiência própria). Guardar as coisas, ir acumulando sentimentos e falar de uma vez só podem (e vão) gerar stress ou desentendimento.
Sempre tem as situações..quem já morou com outras pessoas sabe: - Quem comeu meu iogurte da geladeira? Quem sujou isso? Não era sua vez de fazer aquilo?
De qualquer forma, é uma experiência de crescimento pessoal. Tanto pelo acerto como pelo erro. A segunda opção creio que ainda acrescenta mais. Uma vez ouvi dizer que a felicidade faz muito bem pro coração, mas que o espírito só cresce pelo sofrimento e dor.
    Calma gente!! Não to dizendo que vai dar tudo errado... Tem uma porção de gente que vive junta aqui e se da muito bem. Onde quero chegar? Tudo que se conversa antes tem mais possibilidade de dar certo.



  O outro tipo de relação que quero tratar é a do dia a dia aqui. Vamos supor que você more sozinho. Ainda assim vai ter que se relacionar com um monte de pessoa (óbvio). E vale sempre lembrar que vai estar vivendo em uma cultura diferente da sua, portanto, trate de se adaptar, prestar atenção, escutar e procurar entender.
O comportamento pessoal também conta muito. Não e porque você ta longe de sua casa (alguns moram com pai e mãe) que também vai tocar o horror e sair direto, fazer festa e coisas que não fazem parte do seu dia a dia. Lembre-se que a maior relação que você tem que ter é com a medicina e o estudo.
Sobre festas, sextas e sabados, ta ai um link de um video do PC Siqueira, ele tem um vlog muito legal. Trata sobre sabados a noite...relaxem e assistam!

http://www.youtube.com/watch?v=HPdfuzOA1LA


Aproveitando...fui atualizar o contador de vizitas e apagou o historico anterior...  :(   ja tinhamos mais de 6000 acessos...mas não tem problema...começamos tudo de novo!

2 comentários:

  1. Ola marcelo tudo bem tento mandar email para vc mas volta todos obrigado tenha uma boa noite se possivel mandar seu email de volta ai boa noite quero saber mais detalhes sobre aluguel ai

    ResponderExcluir
  2. O e mail para contatos é o fineline.arte@gmail.com

    ResponderExcluir