La Rioja, La Rioja, Argentina
Artista plastico, tatuador e estudante de medicina

domingo, 28 de março de 2010

La Rioja: céu ou inferno?

Assim que você chega em La Rioja (normalmente se chega aqui em épocas de calor, que correspondem ao inicio dos cursos de ingresso na universidade...), é recebido por um vento quente, um sol escaldante combinado com a baixa umidade do ar. Temperaturas na casa dos 40º e umidade por volta de 50% são comuns aqui, que estamos em algo que se aproxima de um deserto....
Vai pedir uma agua mineral, e, bem vai começar a perceber que não esta no seu pais de origem, pois a agua aqui tem uma quantidade de minerais muito grande, a ponto de para nos, brasileiros ser impossível tomar agua da torneira.
Na rodoviária você percebe que todos pensam que você é rico, e saem catando suas malas e bagagens para ganhar "um troquinho". Sim, pra tudo que se faz aqui, é necessario dar gorjeta.
Aconselho antes de vir, que faça uma boa pesquisa, na Internet, sobre as condições climáticas, geográficas, habitantes ( apesar de ser a capital do estado, segundo o censo de 2001, são cerca de 130000 habitantes) e cultura local.
Procure no orkut, facebook e outros, pessoas que estejam estudando aqui( e são muitos), assim, pode cruzar dados e não ficar com a opinião daquele que vos escreve.
O aspecto geográfico e climático vai ser a primeira, e talvez o mais forte empecilho a sua permanência aqui.
Me recordo de um dia de pico de calor, onde atingimos 52º... Calma...rzs, não é todo dia assim, mas neste em especial, mesmo na sombra, o vento queimava nossos olhos e rosto, parecia saído de um secador de cabelos infernal de tão quente.
Por causa do calor que se faz aqui, é costume fazer a "siesta", da uma da tarde ate as cinco e meia. Fecha o comercio, bancos , tudo..e depois reabrem ate as nove e meia, dez horas.
Então caro leitor, dificuldades existem como em todo lugar do mundo, mas cabe a você estar preparado para que não transformem seu sonho dourado em um negro pesadelo....
Lembre-se: um copo pela metade de liquido pode ser visto de duas formas:
ou ele esta meio vazio (pessimista) ou meio cheio....:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário